O Projeto Coroado

Plano geral da comunidade


A Comunidade do Coroado
A Comunidade do Coroado fica localizada em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio de Janeiro, no fim da rua Mazzaropi.


O Coroado tem vários tipos de carência, típicos de pobreza urbana do Rio de Janeiro. Água encanada e saneamento básico apropriado não são um privilégio de todos, por exemplo. As moradias estão em condições muito precárias. 


O acesso a postos de saúde e creche-escola é difícil e não existem de atividades culturais para as crianças e os adultos nas proximidades. O rio que corta a comunidade é extremamente poluído e além de ser um problema ambiental é o foco de muitas doenças para crianças e adultos da comunidade.


O Projeto Coroado tem como objetivo fortalecer a parcerias com a comunidade e os seus líderes para promover o acesso ao conhecimento, ferramentas práticas e recursos que ajudem a comunidade, de maneira pragmática, a se libertar dos seus diversos problemas criando um ambiente digno de seus moradores.



Clique aqui para baixar o relatório detalhado sobre a Comunidade do Coroado

Clique aqui  para baixar a apresentação da MAIS UM contendo um relatório resumido sobre a Comunidade do Coroado 


Nosso planejamento e estratégia


Nossa estratégia para dar suporte a Comunidade do Coroado é simples e se baseia em 9 etapas. Desde a identificação da comunidade até a coordenação das atividades que dão verdadeiro suporte de desenvolvimento positivo da comunidade, muita coisa está ja acontecendo pra que possamos realizar nossas atividades e ações da maneira que melhor aproveita os recursos que recebemos e para que possamos alcançar exatamente o que a comunidade precisa e deseja.


As etapas estão ilustradas no nosso processo abaixo:


Clique na Imagem para aumentar


Etapa 1 - Escolhendo a comunidade
Escolher o Coroado como primeiro projeto da MAIS UM foi fácil. É uma comunidade com carências claras e ao mesmo tempo já possui uma estrutura básica para que possamos dar suporte. O líder comunitário Marquinhos (Presidente da Associação de Moradores) foi o nosso primeiro contato e a parceiria foi ótima e imeditada


Etapa 2 - O primeiro!
Neste caso, a primeira! Para qualquer projeto comunitário dar certo precisamos um empreendedor social no local dando apoio direto a comunidade e que sirva como ponto de liderança para todos os MAIS UMs envolvidos. A Marcela foi a nossa escolhida pela experiência, disponibilidade e vontade de realizar o projeto. Também foi uma escolha perfeita!


Etapa 3 - Plugando: O segundo e o terceiro
Como o próprio nome deixa claro, a MAIS UM é feita dos MAIS UMs! E eles já existem e já estão fazendo a diferença, doando seu tempo, sua experiência, seus contatos e seus recursos. Pertinho do Coroado ou literalmente do outro lado do oceano, eles estão se plugando a comunidade e formam a base para todas as ações.


Etapa 4 - Conhecendo a Comunidade
Para que possamos ter certeza que nossos esforços estão na direção correta, conhecer a comunidade é fundamental. Por isso nesta etapa realizamos uma série de eventos, campanhas, entrevistas e ações de pesquisa para ter uma boa idéia dos moradores da comunidade, como eles vêem os problemas que eles enfrentam e como eles gostaríam que eles fossem resolvidos.


Etapa 5 - Problemas?
É nesta etapa que a MAIS UM consegue definir quais são os maiores ou mais urgentes problemas da comunidade. Para o Projeto Coroado, a MAIS UM desenvolveu um relatório que detalha a situação da comunidade e os seus principais problemas. Clique aqui para baixar este relatório em detalhe ou aqui para baixar uma versão resumida. 


Etapa 6 - Gerando Idéias!
Após os problemas terem sido identificados e validados pela comunidade, é aqui que vamos fazer uso de técnicas de inovação. Através dos MAIS UMs de dentro e fora da comunidade, no Brasil e no mundo, nós vamos expor todos os problemas da maneira mais detalhada possível. Em seguida, através de eventos, enquetes na internet e workshops, nós vamos usar nossas capacidade profissionais pra gerar as melhores idéias de como se resolver os problemas da comunidade das maneiras mais inovadoras e eficientes. É neste momento que o verdadeiro poder do MAIS UM fará toda a diferença! Quanto mais pessoas, mais e melhores idéias para construirmos uma comunidade melhor teremos!


Etapa 7 - Encontrando soluções
Gerar idéias é uma coisa, escolher a melhor forma de aplicá-las, ou seja, transformá-las em soluções é um outro passo. Para isso precisamos estar diretamente envolvidos com a comunidade e seus líderes para que possamos escolher juntos quais são as melhores idéias e as mais realistas para implementação baseados no que é viável financeiramente, humanamente possível e - mais importante - desejável pela comunidade.


Etapa 8 - Plugando!
Idéias geradas, soluções encontradas, é agora que o "modelo plug" in começa a funcionar! Com as idéias na mão o que faremos então é usar a enorme rede social de todos os MAIS UMs pra conseguir os recursos necessários para implementação das idéias, uma a uma junto ao líder comunitários. "Plugamos" assim todas as instituições, empresas, pessoas ou quaisquer organizações (é claro, o governo também!) que possam ser a solução para aquele problema. Os MAIS UMs juntos dentro e fora da comunidade podem fazer toda a diferença. Estamos particularmente atentos para as possibilidades da criação de negócias que gerem lucro para a comunidade e atividades que promovam a educação das crianças e dos adolescentes. Mas serão os problemas identificados que irão definir as nossas prioridades!


Etapa 9 - Coordenando, Gerenciando e Avaliando
Assim que os projetos estiverem acontecendo, coordena-los e administra-los é tarefa fundamental para que estes se tornem verdadeiramente úteis e alcancem os seus objetivos. A constante avaliação de nossa práticas também é outra questão fundamental que vai sempre nos ajudar a estar no caminho certo. Como nossa intenção é promover a sustentabilidade do projeto, temos como objetivo formar elementos que possam pouco a pouco substituir os MAIS UMs externos a comunidade para que a comunidade possa então andar e se desenvolver com as suas próprias pernas. Este dia será o dia em que teremos cumprido os nossos objetivos na comunidade!


Para que tudo dê certo, cada uma dessas atividades deve estar permeada de espírito comunitário que buscamos trabalhar durante todas as nossas atividades. Nelas os sentimentos de altruísmo e amor tem uma parte fundamental que queremos cultivar sempre!   

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a nossa abordagem e o nosso modelo organizacional


O que fizemos até agora?
Sabemos que para ajudar uma comunidade precisamos conhece-la bem. No momento estamos em fase de avaliação e coleta de informações. Esta coleta de informações (que inclui tanto dados quantitativos quanto qualitativos) segue os moldes de pesquisa de comunidades das melhores organizações internacionais que conhecemos. Contamos com a ajuda de uma especialista em desenvolvimento comunitário, assistentes sociais e pessoas experientes em desenvolvimento socio-economico para nos guiar para os melhores resultados! 


Com o objetivo de conhecer melhor a comunidade, os seus moradores e líderes comunitários nós realizamos 3 grandes atividades até agora e temos todas elas documentadas no nosso blog (www.coroado.org). Estas atividades foram:


Campanha Enchente Coroado
Rosana, recebendo as doações na Associação.
Por causa das fortes chuvas que caíram sobre o estado do Rio em Abril de 2010, nós começamos as nossas atividades na comunidade com uma pequena campanha para arrecadar doações para membros da comunidade que perderam muita coisa. Voce pode encontrar os detalhes da campanha no site especialmente desenvolvido pela Izanagi Design Interativo clicando aqui 


Evento de Limpeza

Para realizarmos mais eventos na comunidade era essencial que antes pudéssemos organizar a Associação de Moradores que carecia de uma boa limpeza e arrumação. Os resultados foram ótimos! Veja os detalhes aqui


Evento com a Terceira Idade

Para melhor compreendermos a história da comunidade e começar a trabalhar o espírito comunitário, nós criamos esta evento somente para a terceira idade do Coroado. No mesmo evento aproveitamos para trabalhar sentimentos de altruísmo e amor ao próximo dentro da própria comunidade. Contamos com cerca de 50 participantes e o evento foi um sucesso! Confira os detalhes aqui.


Estamos já ansiosos para poder publicar um relatório com tudo o que aprendemos com a comunidade no final desta fase inicial. Usaremos este documento como base para todas as nossas ações em seguida.


Quais são as próximas atividades?
Assim que a nossa fase de pesquisas e conhecimento da comunidade estiver concluída, nós realizaremos uma série de eventos envolvendo os MAIS UMs para gerar idéias e descobrir junto com a comunidade qual a melhor maneira de dar suporte a eles.


Acompanhe as nossas atividades clicando ao lado no link "Siga o nosso Blog" e mantenha-se atualizado sobre que está acontecendo toda vez que um novo post for publicado.


Como posso me envolver?
Existem várias formas de se envover com o Projeto Coroado. Clique aqui para saber mais sobre como se tornar MAIS UM e se cadastrar.